As negociações entre Estados Unidos e Irã na Suíça prosseguem, apesar de declarações recentes do presidente americano Donald Trump que ameaçaram o acordo. O início das tratativas foi marcado por confusão: a mídia iraniana chegou a noticiar que Teerã havia suspendido as negociações após a mais recente ameaça de Trump. No entanto, outras fontes a par do assunto garantiram que as conversas continuam.
Reunião em Bürgenstock reúne quatro países
As primeiras reuniões de alto nível reuniram representantes dos EUA, Irã, Catar e Paquistão no resort suíço de Bürgenstock. Entre os presentes estavam o vice-presidente americano JD Vance e o chanceler iraniano Abbas Araghchi. As conversações em formato quadripartite tiveram início às 14h45 (horário local) e se estenderam pela noite de domingo.
Estreito de Ormuz e sanções na pauta
Entre os temas prioritários estão o Estreito de Ormuz, as sanções americanas e a devolução de ativos iranianos congelados no exterior. A fonte não detalhou outros pontos da agenda, mas a complexidade dos assuntos sugere que as discussões devem continuar nos próximos dias.
Vance otimista após primeiro dia
Ao final do dia, Vance se mostrou otimista: ‘As partes já fizeram grande progresso nas últimas horas’. Ele acrescentou: ‘Espero que avanços adicionais sejam feitos nas próximas.’ A declaração contrasta com o tom de ameaças vindo de Washington, mas reforça que as negociações seguem em andamento.
Israel reafirma posição no Líbano
Paralelamente, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou: ‘Não há e não haverá nenhuma restrição aos soldados das FDI no Líbano para agir contra ameaças’. Katz reiterou que Israel não retirará suas tropas da chamada Linha Amarela. A declaração não tem relação direta com as negociações entre EUA e Irã, mas ocorre no mesmo contexto de tensão regional.
